top of page

Contradanças e Quadrilhas Durienses

simbolo.contradanças.jpg

O NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto desenvolveu, entre 2019 e 2021, um projeto de recolha e divulgação das contradanças e quadrilhas da região duriense, intitulado “As contradanças e quadrilhas enquanto património cultural imaterial da região duriense”, com o apoio do programa EDP Tradições. Este projeto teve como objetivos:

  • contactar grupos formais e informais que dançam contradanças e quadrilhas;

  • identificar, registar e comparar coreografias, mandos/ marcações e peças musicais;

  • criar canais de comunicação e momentos de partilha entre todos os interessados;

  • proporcionar experiências de contacto e formação;

  • divulgar a contradança/ quadrilha em novos contextos.

O resultado do trabalho de recolha, compilação e tratamento da informação do projeto deu origem à criação de um sítio em linha em que estão documentados todos os registos efetuados – entrevistas, danças, partituras,…

 

Do projeto resultou, ainda, a edição de um livro, intitulado Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP e de um CD homónimo.

Os autores do livro são: Luís Monteiro, presidente do NEFUP e mestre em Ciências do Desporto – Desporto com Crianças e Jovens pela Faculdade de Desporto e Educação Física da U.Porto (FADEUP); Helena Queirós, vice-presidente do NEFUP, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP); e Daniela Leite Castro, sócia do NEFUP e licenciada em Composição pela ESMAE.

Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP pode ser adquirido no portal da U.Porto Press ou nos loja do NEFUP.

 

O livro é complementado pelo CD Contradanças e Quadrilhas Durienses, interpretado pela tocata do NEFUP, que inclui alguns dos temas registados durante o projeto e pode ser adquirido nos sítios em linha do projeto e do NEFUP. Também estará, em breve, disponível nas plataformas digitais.

 

Finalmente, o projeto deu origem à realização de um documentário, Quem Manda Sou Eu!, realizado por Vasco André dos Santos, que estreou, na Reitoria da Universidade do Porto, no início de setembro de 2021. 

bottom of page