Polifonias D'Agora e D'Outrora

cartaz3.png
cartazconcertofinalA4.jpg

Entre setembro e outubro de 2021, o NEFUP dinamizou o projeto Polifonias D'Agora e D'Outrora, em que propôs aos mais de 50 participantes uma experiência imersiva nos Cantares Polifónicos do norte de Portugal, através da participação em oficinas de canto a vozes com dinamização e participação de grupos de cantares de diferentes localidades da região norte. Os 6 grupos envolvidos neste projeto foram convidados a partilhar o seu repertório e experiência em oficinas que ocorreram nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo. Desta forma, os formandos tiveram a oportunidade de cantar em conjunto com os elementos dos diferentes grupos convidados, quer nas oficinas, quer, no final do projeto, no palco do Conservatório de Música do Porto, num Encontro/Concerto final partilhado, que juntou todos os envolvidos no projeto.

O CD que resultou das gravações do Encontro/ Concerto Final pode ser adquirido aqui.

 

GRUPOS CONVIDADOS

 

Cantadeiras do NEFUP

Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses

Cantadeiras do Vale do Neiva

Grupo Folclórico da Universidade do Minho

Cantadeiras do Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas

Grupo de Folclore Terras de Arões

 

ETAPAS

 

O projeto desenvolveu-se através da participação em encontros com os grupos  envolvidos, nos quais os formandos cantaram em conjunto o repertório do grupo dinamizador de cada oficina. Duas das oficinas decorreram nos locais onde os grupos estão sediados e as restantes quatro no Porto.

 

As oficinas fora do Porto  incluíram uma visita à região onde estão sediados os grupos dinamizadores (Arouca e Vilarinho das Quartas – Soajo). Pretendeu-se, assim, alargar as possibilidades de conhecimento do(s) canto(s) e cantares através do contacto com os contextos físicos onde eram/são interpretados.

O projeto culminou com um Encontro/Concerto final, no dia 30 de outubro de 2021,  no qual os diferentes grupos corais envolvidos fizeram uma apresentação pública do seu reportório. Neste encontro, fez-se, ainda, a interpretação conjunta e partilhada de alguns temas entre os participantes nas diferentes oficinas e os grupos envolvidos.

O podcast D'Agora e D'Outrora dedicou vários episódios a entrevistas com os responsáveis pelos grupos participantes. Aceder aqui.

Vasco André dos Santos realizou um documentário sobre o projeto e o canto polifónico, Coração que vem à boca. Para exibição, contactar o NEFUP.

IMG_20220623_094846.jpg