top of page
NEFUP
Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto
Trás-os-Montes é uma região do país que se distingue de todas as outras. É mais montanhosa e rochosa, mais deserta, mais abandonada, mais entregue a si própria e mais indiferente às promessas que vêm de fora e que nunca
se tornam realidade.
Este espetáculo é a nossa homenagem às belíssimas terras deTrás-os-Montes e
Alto Douro, uma autêntica reserva de tradições populares, que apresentamos nas suas mais variadas vertentes.
As danças, músicas, cantares e tradições que incluímos, representam todas as zonas deste deslumbrado território, onde a montanha guarda a alma destas gentes e o seu apego à terra.
Tentamos representar o que de mais importante e significativo existe em toda esta região, tão idolatrada e abandonada. As tradições de Bragança e Vila Real, de Vinhais e de Montalegre, de Chaves e de Valpaços, de Armamar e de Miranda do Douro, nos mais belos exemplos duma cultura ancestral e que ainda permanece viva.
As danças e cantares de toda esta região a que juntamos vários quadros como o "Serão", "S. Brás e as Ganchas", "Feira de S. Pedro", "A Lenda da Misarela", o "Entrudo", "Testamento e Morte do Galo", " a Malhada", "a Queimada das Bruxas", são apenas alguns dos momentos mais marcantes deste espetáculo de 90 minutos, que nos cativa do princípio ao fim.
"O Dianho da Bruxa" foi trabalhado, montado e encenado com o mesmo cuidado de qualquer outro espetáculo teatral, respeitando escrupulosamente o rigor etnográfico e a diversidade cultural que é a grande riqueza do nosso folclore.
Galeria de Fotografias
1/1
Vídeos
bottom of page