top of page

“O SOL E A LUA” é o espetáculo que dedicamos ao Porto e a todos os que connosco partilham esta preocupação de preservar o que de mais genuíno existe na nossa cultura, riquíssima de tradições e afetos. Este trabalho é o resultado de quase dois anos de estudo e pesquisas sobre a cidade e a região, sobre as suas tradições e o seu passado e presente.
Mas as Tradições Populares povoavam o quotidiano portuense como se da sua vida se tratasse. Nas feiras, nas festas, nas romarias e no próprio dia a dia de trabalho, de alegrias e tristezas, de paixões e intrigas.

 

 

A Feira dos Moços, o S.João e a Santa Clara, estão presentes nesta reconstituição de antigas tradições portuenses, com alguns curtos mas significativos quadros, onde se cruzam apontamentos de tradições já extintas com outros que, ainda hoje se mantêm, embora adaptados a outras realidades. A taberna e as conversas de bisbilhotice à janela são ainda uma realidade, ainda que a batota e as adivinhas tenham dado lugar às discussões futebolísticas.

 

Escolhemos ainda uma das mais burlescas mas menos conhecidas tradições do entrudo portuense, o Enterro do João, uma paródia dramática, que ainda se pode presenciar  em várias localidades nas franjas  da cidade (Triana, Travagem, Ermesinde, S.Pedro da Cova).

 

As danças e cantigas populares tradicionais, que estão na base de quase toda a melhor música portuguesa, e hoje muito desprezadas e até maltratadas, estavam sempre presentes nos momentos de festa, mas integravam também várias fases dos próprios trabalhos agrícolas, a base de toda a actividade económica desta época.

Galeria de Fotografias

Vídeos

bottom of page