top of page

Foi, para nós, uma experiência nova, pois incluímos pela primeira vez, tradições de todo o país.

Danças, músicas, cantares, histórias, contos, adivinhas e muitas outras tradições de todas as regiões de Portugal são apresentadas no espetáculo.

 
 

A sua inclusão nas comemorações do centenário da Universidade do Porto, instituição com a qual temos uma ligação "umbilical", levou-nos a escolher pequenos textos de autores clássicos da literatura portuguesa, ex-alunos da UP, de alguma forma inspiradores da nossa ligação à terra e à paixão pela ruralidade e pelas tradições populares deste pequeno grande país de tradições e afetos.
 
O rigor que sempre colocamos no tratamento das tradições e do folclore português colocou-nos alguns problemas na apresentação de um espetáculo que apresenta todas as regiões, quando sabemos que este pequeno país tem tradições tão diversificadas de região para região. As danças e os cantares, mas também os trajes, o linguajar e a gastronomia são tão ricos como variados e não se podem misturar indiscriminadamente.
 
Por isso, os textos que surgem são o guia do espetador, os elementos da dançata envergarão trajes do Douro (a região onde nos inserimos) e todos os outros apresentarão trajes das restantes regiões do país. O resto é, como se lia numa crítica jornalística a um dos nossos anteriores espetáculos, uma "opereta etnográfica" construída e apresentada com muito rigor por quem tem pela cultura tradicional uma incurável paixão.

Galeria de Fotografias

Vídeos

bottom of page