O NEFUP é uma associação cultural académica apoiada pela Reitoria da Universidade do Porto. Foi fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados da Universidade do Porto com o objetivo de recolher, estudar e divulgar a etnografia e o folclore portugueses. Os resultados desse trabalho de pesquisa são depois apresentados sob a forma de espetáculos em que a dança, os cantares e outras manifestações populares se combinam para reproduzir o mais fielmente possível aspetos temáticos marcantes da nossa cultura etnográfica.

 

Nos nossos trinta e nove anos de existência, recolhemos um vasto e rico repertório relativo às diferentes regiões etnográficas do nosso país, do Minho à Madeira e aos Açores. Deste repertório, salientamos as canções, as danças e as tradições representadas nos nossos espetáculos.

 

Além das atuações por todo o país, divulgámos também já a cultura popular portuguesa no estrangeiro (Grécia, Espanha, Brasil, Macau, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Turquia), tendo, por duas vezes, obtido o primeiro lugar em dança tradicional no famoso Llangollen International Festival, no País de Gales.

 

Dedicamo-nos ainda à divulgação etnográfica através da realização de oficinas e outras atividades de índole cultural e recreativa, nomeadamente através de parcerias com outras entidades culturais.